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Aeromoça / Comissário de Vôo

Auxiliar do comandante da aeronave, encarregado do cumprimento das normas relativas à segurança (procedimentos normais e de emergência), do atendimento aos passageiros a bordo e da guarda de bagagens, documentos, valores e malas postais que lhe tenham sido confiados pelo comandante.

 

Veja como fazer acontecer PASSO A PASSO :

 

Para obtenção da Licença de Comissário de Vôo, você terá de freqüentar e obter aprovação de uma Escola de Aviação homologada pelo IAC da Agência Nacional e Aviação Civil (ANAC), a fim de cumprir o programa de instrução teórico-prática estabelecido pelo Manual de Curso de Comissário de Vôo, com carga horária de no mínimo 138 horas-aula. A Squawk estabelece uma carga superior a 300 horas-aula.

Ultrapassadas as etapas do processo ensino-aprendizagem, o aluno, aprovado pela Escola de Aviação, deverá estar em condições de ser submetido às provas elaboradas periodicamente pela ANAC.

Mediante a aprovação em exames prestados à ANAC e de posse do Certificado de Conhecimentos Teóricos - CCT, o candidato poderá ingressar em uma empresa aérea, segundo critérios de seleção da própria empregadora.

O uniforme desde o começo condiciona o aluno a uma postura adequada à profissão.A preparação dos jovens inclui visitas programadas.

Selecionado e admitido, o candidato contratado deverá receber instrução no equipamento, respeitados o programa e a carga horária do Manual do Curso de Comissário de Vôo do Instituto de Aviação Civil - IAC.

Cumprida a instrução prática e teórica no equipamento, a empresa deverá solicitar, através do Serviço Regional de Aviação Civil - SERAC, o Certificado de Habilitação Técnica em Instrução, com validade de três meses, para então o candidato dar início à etapa de treinamento em vôo.

A empresa oferecerá este treinamento em vôo de no mínimo 15 horas, devendo ser considerada 1 hora para cheque por profissionais credenciados pela ANAC.

Comprovados o treinamento em vôo e o cheque feito, a empresa, através do SERAC, solicitará à ANAC a licença e o CHT permanente do candidato.

O Comissário é um Técnico em Segurança, treinado para agir em casos de emergência. O Serviço de Bordo é apenas uma cortesia.

Quem imagina que a função de um Comissário de bordo é somente receber bem os passageiros e lhes dar todo o conforto necessário durante o vôo está enganado. O Comissário é um técnico em segurança, ou seja, responsável pelo cumprimento das normas e procedimentos de segurança no avião. Para isso ele recebe treinamento prático de sobrevivência na selva e no mar durante o curso, além de familiarização com os equipamentos de emergência disponíveis dentro de cada tipo de aeronave. É claro que o papel de anfitrião a bordo é de suma importância e aí um outro aspecto é relevante nessa carreira: o preparo psicológico. Pelas características do vôo, é comum o passageiro não estar à vontade e isso pode acarretar alterações de comportamento. Cabe ao Comissário saber identificá-las e tomar as atitudes convenientes para mantê-lo relaxado. Não é uma tarefa fácil já que são dezenas ou até centenas de pessoas diferentes, com receios e reações imprevisíveis. Graças a isso, é importante demonstrar equilíbrio, autoridade e simpatia ao mesmo tempo, sem deixar a elegância de lado, uma marca registrada desses profissionais ao longo dos anos. Portanto, nada mais importante que o próprio candidato não tenha receio algum de voar, já que é a sua fisionomia num momento mais crítico que servirá de referência para acalmar os passageiros assustados.

Características Pessoais :

A descrição acima é do Sr. Rolim Adolfo Amaro - fundador da TAM, em sua 'Carta do Comandante' de 01.10.2000

A carreira de Aeromoça/Comissário de Vôo é promissora. O transporte aéreo tem um potencial de uso muito grande, visto que no Brasil ele ainda é pouco utilizado. Além disso, existem as companhias estrangeiras, mais exigentes, porém com salários e benefícios mais vantajosos.

 

A Grade Curricular compreende as seguintes disciplinas sob responsabilidade da Escola de Aviação :

O Sistema de Aviação Civil Internacional e Brasileiro

Regulamentação da Aviação Civil

Regulamentação da Profissão de Aeronauta

Formação e Atividade do Comissário de Vôo

Relações Interpessoais

Higiene

Medicina Aeroespacial

Primeiros Socorros Release

Conhecimentos Tecnicos de Aeronaves

Teoria de Vôo

Navegação Aérea

Meteorologia

Segurança de Vôo

Segurança, Emergência, Sobrevivência na Selva, Mar e Extinção de Fogo

Prática de Sobrevivência na Selva

Marinharia

Combate ao Fogo

 

Instrução na Empresa Aérea :

Instrução Técnica sobre o Equipamento

Instrução Prática no Equipamento, em Simulador ou 'Mock-up'

Treinamento em Vôo


Documentos Exigidos para Matrícula na Escola de Aviação :

Pré-Condição : 18 anos no mínimo e 2° Grau Completo, desejável M-1,60/1,80m, H-1,75/1,85m, boa relação peso/altura.

Cópia do RG, CPF, Título de Eleitor, Comprovante de Conclusão do 2° Grau, Comprovante de Serviço Militar, foto 3x4, CCF

Como obter o CCF - Certificado de Capacidade Física ?

Os exames necessários ao exercício da atividade aeronáutica estão previstos no RBHA-67 e deverão ser realizados nas Juntas de Saúde dos Hospitais da Aeronáutica ou através de Médicos e Clínicas credenciados.

A Squawk apresentará o candidato para que o mesmo obtenha seu CCF.


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